O governo, a sociedade e, até mesmo, o próprio mercado estão cada vez mais atentos à forma como as empresas cumprem as leis e outras normas. E é a partir dessa questão que surge o Compliance.
Não sabe exatamente o que significa essa palavra e qual a sua importância para uma empresa? Então siga lendo.
O termo “compliance” vem do inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma ordem, um conjunto de regras ou um pedido.
Na prática, compliance está diretamente ligado ao modo como uma determinada empresa lida com questões de integridade corporativa. Ou seja, como as normas e regras empresariais são acompanhadas e cumpridas.
É comum acreditar que uma política de Compliance é algo importante apenas para multinacionais e a setores extremamente regulados, como o de finanças ou de saúde.
No entanto, nos últimos anos o tema entrou de forma definitiva no radar das empresas brasileiras e da sociedade como um todo, seguindo uma tendência já consolidada nas principais economias do mundo.
Além disso, diante de grandes casos de corrupção e de operações da polícia federal que ficaram em alta nos últimos tempos, o grande público e a mídia passaram a prestar mais atenção na conduta que as empresas assumem
É importante ter em mente que compliance se trata de algo criado e implementado pela própria empresa, já que não é de fato um mecanismo de regulação e sim uma ferramenta para se blindar de possíveis ações danosas.
Por isso, o programa de compliance vai variar de acordo com cada empresa, seja por conta do segmento de atuação, do seu tamanho ou da própria cultura organizacional.
Uma boa dica de atuação é se basear em normas já estabelecidas pelo poder público, como a Lei Anticorrupção sancionada em 2013, por exemplo. Além de outras que se adequem ao funcionamento do seu negócio.
Por se tratar de uma questão extremamente complexa e minuciosa, muitas empresas preferem contratar profissionais experientes na área especificamente para criar uma política de compliance.
Aqui na PWR Gestão, por exemplo, temos programas de compliance que visam assegurar a conformidade do seu empreendimento com os melhores códigos de conduta, adequação interna, e com a regulamentação aplicável ao seu setor econômico, adequação externa,.
Sempre com a atenção de evitar criar burocracias desnecessárias, fazendo o alinhamento de modo a trazer segurança com o mínimo de perda de agilidade nos processos internos.
Entre em contato agora mesmo e dê o primeiro passo para o desenvolvimento, implementação e operacionalização de programas de compliance que preservem o valor organizacional da sua empresa e criem vantagens competitivas através de indicadores-chave de risco (KRI).
Processos mapeados de maneira clara, segura e devidamente otimizados são a chave para ganhos de eficiência nas organizações e garantem a padronização das rotinas executadas entre...
Saiba maisA metodologia da controladoria é baseada no processo de controle. Na prática, ela se desenvolve por meio de padrões de qualidade que devem ser previamente estabelecidos,...
Saiba mais