Newsletter PWR
Inscreva-se e fique por dentro de tudo o que é relevante para você gerir melhor o seu negócio!
Coronavírus, bolsa, dólar, petróleo. E agora, o que fazer?
Acabamos de ver a bolsa do Brasil e do mundo derretendo. O planeta inteiro sofreu um abalo nos seus mercados. Isso impacta a sua vida? Claro que, direta ou indiretamente, isso vai lhe impactar, mas vamos para um fato:
Quem disser que sabe exatamente o que vai acontecer no mundo nos próximos meses é um belo mentiroso. Claro que temos que acompanhar esses assuntos para perceber alguma avalanche anunciada que lhe prejudique.
A realidade cruel, é que o futuro é imprevisível. Como diria Nassim Taleb: “Aceite que o mundo é imprevisível e não tome decisões idiotas que podem fazer você sofrer ainda mais com essa imprevisibilidade do mundo”. Se você não faz ideia quem é Nassim Taleb, sugiro fortemente que pesquise sobre ele.
Nunca vamos conseguir prever um 11 de setembro, crise asiática, guerra por petróleo ou um Coronavírus, simplesmente não dá. – “Então, Paulo Vitor, o que fazer?” Eu só consigo te aconselhar em uma coisa: Faça o que precisa ser feito, onde se consegue fazer algo, simples assim.
Vamos deixar claro outra coisa: o dólar, a bolsa, o Coronavírus, a crise, os problemas políticos, estão aí para todos do mercado brasileiro e do mundo, assim como para você. Infelizmente, o que acontece da porta para fora da sua casa ou da porta para fora da sua empresa são incontroláveis, por isso por favor, foque no que está na sua mão. Foque no que está da porta para dentro! Não coloque a culpa na crise, no Coronavírus, nas bolsas de valores brasileiras e internacionais.
Tem alguém no seu segmento tendo algum tipo de sucesso? Sim? Então ele está fazendo algo que você não está. Vejo muitos empresários USANDO FATORES EXTERNOS COMO BENGALAS para justificar a INCOMPETÊNCIA NAS DECISÕES INTERNAS. Enfrentar o erro é difícil, claro que eu entendo isso, mas se convencer do contrário é burrice.
Vamos olhar para dentro de casa: Você tem entregado o que promete ao cliente? Você tem checado seu nível de satisfação sistematicamente? Seu time tem batido as metas comerciais? Eles sabem disso? Existe um plano para impulsionar isso? Seu preço está de acordo com o seu mercado? Analisou os últimos 6 meses o que seus concorrentes estão fazendo e como isso pode influenciar seus negócios? Mensalmente acompanha no detalhe a sua DRE? Como você está com seu fluxo de caixa atualizado para os próximos 30 dias? 60 dias? 90 dias? Você já parou para pensar como melhorar seus processos? Sendo o processo mais simples, mais rápido e mais barato?
Isso aqui é uma forma de lhe ajudar a não entrar em pânico e focar no que PRECISA SER FEITO, que é justamente o que EU VOU FAZER dentro da minha empresa e para os meus clientes.
Se você conhece alguém que já está pirando por conta de toda essa IMPREVISIBILIDADE, ajude essa pessoa a AGIR! Mande esse post para que ela possa saber por onde começar.
Como levar a sua indústria mais longe, sem uma visão integrada de todos os processos ou informações concretas sobre a competitividade do mercado, os recursos e...
Saiba maisProcessos mapeados de maneira clara, segura e devidamente otimizados são a chave para ganhos de eficiência nas organizações e garantem a padronização das rotinas executadas entre...
Saiba maisA metodologia da controladoria é baseada no processo de controle. Na prática, ela se desenvolve por meio de padrões de qualidade que devem ser previamente estabelecidos,...
Saiba mais