Blog

Gestão de Processos: A importância para os líderes de negócios!

Criar novos produtos ou pensar em serviços inovadores mais eficientes, já não bastam para garantir a perseverança financeira e mercadológica das empresas frente as concorrentes de mercado. Tão difícil quanto empreender em um novo negócio e ter sucesso, é conseguir manter a constância do bom resultado.

Segundo dados do Sebrae, apenas 76,6% das empresas sobrevivem após 2 anos de operação. Dentre os principais motivos apresentados no levantamento realizado no ano de 2014 pela causa mortis das empresas analisadas, destacam-se a falta de um planejamento prévio, e a ausência de uma boa gestão do negócio.

Deste modo, vemos que, no mercado competitivo atual, as organizações que se destacam alcançando resultados consistentes, são frutos de métodos de trabalho bem definidos, balizados pela cultura organizacional e pelos stakeholders.  Por isso, preparamos um artigo que te apresentará a importância da prática da Gestão de Processos na organização, e como implementá-la!

O que é a Gestão de Processo?

Por definição, a “Gestão de Processos de Negócios é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar (ou projetar), executar, medir, monitorar e controlar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar consistência e resultados alinhados aos objetivos estratégicos da organização, envolvendo, ainda, com ajuda de tecnologia, formas de agregar valor, melhorias, inovações e o gerenciamento dos processos ponta a ponta, levando a uma melhoria do desempenho organizacional e dos resultados de negócios”. CBOK, 2009.

Em resumo, é um método que objetiva a análise organizacional holística da empresa, afim de compreender a execução das atividades desempenhadas para o alcance dos objetivos estratégicos traçados, permitindo o entendimento de como eles estão relacionados com os recursos e a capacidade produtiva e de como todas as aspirações podem ser alcançadas pelas atividades desempenhadas no dia a dia.

A importância da Gestão de Processos

Uma boa Gestão de Processos permite ao gestor:

  • Ganho de produtividade. Focar no que realmente interessa: o trabalho;
  • Implementar uma consistente estratégia organizacional;
  • Simplificar e agilizar às atividades e flexibilidade organizacional;
  • Facilitar a gestão por meio de indicadores e metas de desempenho;
  • Auxiliar na tomada de decisões;
  • Instrumentalizar a aplicação de abordagens inovadoras;
  • Reduzir custos operacionais;
  • Contribuir para a manutenção da gestão do conhecimento organizacional e a gestão de competências.

Como Implementar a Gestão de Processo na minha empresa?

Para a implementação da Gestão de Processos na empresa, é fundamental que tenha um bom suporte de Tecnologia da Informação na empresa alinhado com os objetivos estratégicos. 

O mapeamento de processos, por exemplo, é o primeiro passo para que se possa ser realizado o entendimento das atividades que estão sendo executadas, e possa distinguir dentre as atividades que não geram valor nem a empresa ou ao cliente (que devem ser descartadas ou modificadas por meio de planos de ações), e das que contribuem efetivamente para o alcance dos objetivos estratégicos (devem ser mantidas).

Após a realização do mapeamento e ajuste de todos os processos organizacionais, é necessário documenta-los por meio de fluxogramas e manuais informativos para a padronização, e norteio das ações dos colaboradores da empresa, contribuindo para a preservação da gestão do conhecimento.

Posteriormente, deve ser elaborado os indicadores e metas de desempenhos, balizado com o planejamento estratégico, para que os gestores possam avaliar a performance para o alcance dos objetivos da empresa de aumentar a performance de mercado, e consequentemente, fidelizar os clientes.

Por fim, com a modernização dos sistemas, é possível cada vez mais mapear e automatizar todos os processos, otimizando a operação interna, reduzindo os custos operacionais, além de proporcionar uma comunicação mais amplas entre os departamentos da empresa, o que permite aos funcionários uma maior interação com o cliente final, compreendendo as dores e necessidades demandadas por eles, facilitando o processo de entendimento e de atendimento a estas expectativas.

Newsletter PWR

Inscreva-se e fique por dentro de tudo o que é relevante para você gerir melhor o seu negócio!