Blog

Gestão Industrial: como reduzir custos e despesas na indústria

Como reduzir custos com a gestão industrial?

É impossível levar a sua indústria mais longe, sem uma visão integrada de todos os processos ou informações concretas sobre a competitividade do mercado, os recursos e as necessidades do seu negócio.

Uma empresa sem estratégia está destinada ao fracasso e é por isso que a gestão industrial é fundamental para o sucesso de uma indústria.

O que é gestão industrial?

A gestão industrial consiste em um conjunto de técnicas, ferramentas e metodologias que tem como principal objetivo otimizar os processos de uma indústria e consequentemente solucionar questões como problemas financeiros, gerenciamento de matérias-primas e fluxo de trabalho, por exemplo.

Diante disso, um dos maiores benefícios de uma boa gestão industrial, para além do fortalecimento da marca e do negócio, é a redução de gastos.

Como reduzir custos e despesas com a gestão industrial?

A gestão industrial vai facilitar a identificação de gargalos no processo produtivo, permitir que a dinâmica produtiva seja observada de uma forma mais detalhada e gerar insumos para uma análise estratégica.

Com base nessas informações coletadas, será possível definir quais melhorias precisam ser implementadas para melhorar o desempenho da indústria como um todo e quais são os indicadores financeiros que precisam ser acompanhados.

Como falado anteriormente, a gestão industrial consistem em um conjunto de diversas técnicas, no entanto, trouxemos aqui algumas ações das principais ações que quando tomadas vão fazer uma grande diferença no seu negócio:

  •  Estruturação do Planejamento e Controle da Produção (PCP);
  •  Diagnóstico de Custos;
  •  Implantação da Gestão de Custos.

Falaremos um pouco sobre cada um deles.

Estruturação do Planejamento e Controle da Produção (PCP)

O Planejamento e Controle de Produção, também chamado de PCP, é uma ferramenta usada para auxiliar no gerenciamento da produção de uma indústria. 

Através dele é possível planejar todo o processo de produção, desde as quantidades ideais até o tempo de produção, além de servir para verificar se tudo está funcionando de acordo com o esperado.

Em uma fábrica de roupas, por exemplo, o PCP garante que a empresa está produzindo as melhores peças, da melhor forma mais lucrativa e de acordo com o planejamento feito previamente.

Além disso, ao estruturar um Planejamento e Controle de Produção assertivo, você evitará que aconteçam erros financeiros e trará um melhor desempenho econômico para a Indústria, mantendo o negócio competitivo e com a qualidade desejada.

Diagnóstico de Custos

O Diagnóstico de Custos nada mais é que uma análise detalhada do negócio que consiste em um mapeamento completo da fábrica em uma série de quesitos, analisando a documentação contábil fiscal dos últimos 5 anos da empresa.

Através dessa análise, podemos identificar quais são as oportunidades de redução dos custos fixos e variáveis da produção.

Implantação da Gestão de Custos

Quando uma indústria não implementar uma gestão de custos eficaz, ela corre o risco de precificar produtos de forma errônea, o que acaba prejudicando a margem de lucro, o volume de vendas e o andamento geral do negócio.

Desta forma, a Gestão de Custos serve como um guia criado para controlar todos gastos necessários e assim direcionar todo o planejamento financeiro estratégico de um negócio.

Se feita de forma assertiva e acompanhada por um gestor financeiro eficiente, a gestão de custos contribui diretamente para potencializar o desempenho da empresa.
A PWR Gestão tem soluções especiais para indústrias, entre em contato agora mesmo, tire suas dúvidas e comece a transformação do seu negócio.

Newsletter PWR

Inscreva-se e fique por dentro de tudo o que é relevante para você gerir melhor o seu negócio!